quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Day 51 - Swedish Food (e não, não estou a falar de almondegas do Ikea!)

Hej Hej!

A contagem decrescente já começou! Já só tenho mais uma semana nesta terra (por isso neve, tás avisada!)

Bem, a última semana foi muito rica gastronomicamente, por isso aqui estou eu para vos elucidar na gastronomia sueca :P 

Na passada Quinta-feira, fomos (o pessoal do Lab) jantar a um restaurante de peixe, Hambergs, que é supostamente dos melhores cá do sítio e dos mais caros! Eu era pra não ir, acho que  a razão é óbvia, mas depois o Svante pagou o jantar de todos (menos as bebidas) e assim já pude ir (quando digo o Svante, digo uma bolsa qualquer :P)! 

Sopa de Lagosta

Bacalhau com puré de batata, cogumelos com molho de vinho tinto - o bacalhau era do fresco, é tão estranho! é bom mas não podemos pensar que é bacalhau, porque não o sabor não é nada parecido ao "nosso"

a sobremesa! Gelado de Menta/Lima, com Cloudberries (muito sueco estas bagas) e cream cheese créme
Uma modesta refeição de 535 SEK sem as bebidas :P


Depois sábado, tive um jantar/Festa da NNIF (a organização do desporto dentro da Norrlands Nation).
Foi giro, quando chegámos, tiramos um papelinho para nos dizer em que mesa ficavamos (fiquei da do Usain Bolt) e isso era uma equipa (chamamo-nos Insane Bolt) e depois durante o jantar tinhamos desafios e um quizz, para no final ganhar um prémiozinho (um chocolate). Para além disso a festa tinha o tópico World's Best, em que supostamente tinhamos de ir mascarados de algo, eu à última da hora levei a minha T-shirt dos Slytherin e o meu colar dos Deathly Hallows e ficou feito :P

Para além disto tudo, eles ainda vão cantando quando lhes apetece e no final de cada canção bebe-se sempre pelo menos um golo de uma bebida qualquer (preferencialmente alcoólica obviamente), podia ser o vinho, a cerveja, o snapps, qualquer coisa. Ah e eles adoraram nós dizermos tchintchin XD
Tinham até mesmo um cancioneirozinho para se seguir a letra.

Conheci uma moça, que sinceramente não percebi muito bem a história, mas tinha estado no Brasil (e acho que queria ir para lá), e acho que tinha lá familia e falava bastante bem português, mas ela estava digamos que não no seu estado de maior sobriedade por isso tentem imaginar perceber português com sotaque mais sotaque bêbabo em cima, um exercício muito interessante! Por momentos não percebia se quando ela dizia que falava muito bem e que tinha de ter estudado muito para falar assim se era a referir-se ao português ou ao inglês, mas acho que fosse em relação ao ao inglês, apesar de ela ter dito ah quem me dera falar assim, e um dia vou falar assim e shalala (o que não fazia sentido ser referente ao inglês) mas de novo ela estava algo tocada por isso acredito em tudo!

Depois do jantar, fomos para o after party, que era na Nation, lá pelos corredores. 
o cancioneiro

o jantar

Isto acho que é uma tradição, mas era um grupinho de meninas que veio e cantou para nós (aviso a moça de branco, o que tem na cabeça eram mesmo velas!!!!)
Já cheios?
Pois ainda há mais um jantar! Terça feira, a Zara fez anos, e fez um jantar de aniversário, que já agora ficama saber que parabéns em sueco é Grattis!





as entradas - biscoitos de gengibre com o queijo verde e uvas! 

A mesa :)

pois bem, isto foi o prato principal, e é um bolo de sandwish, é algo muito típico, que basicamente consiste em camadas de pão de forma e diferentes recheios, e depois por fora barrado com queijo creme e decorado. Os recheios podem ser o que quiserem, nesta caso era pasta de atum, salmão fumado, camarões e acho que havia mais uma camada mas não me lembro o que é. 

as sombremesas, bolos de chocolate e cheesecake :)



Pronto e tiveram aqui uma tour da comida muito chique sueca, da menos chique, e da comida de certa forma tradicional :P

Ah ainda provei uma coisa que não me lembro do nome em sueco, mas é basicamente uma bebida alcoólica quente, que se mete amendôas e passas.
Este jantar foi muito interessante para poder ouvir sueco :P mas pronto foi isso XD Mas descobri que uma das tias acho eu da Zara vai a Portugal (Armação de Pêra) regularmente, tinha lá estado em Outubro :)


No que toca a trabalho, só com mais uma semana aqui, confesso que estou um pouco mais apertada de tempo do que queria, mas nada que não se resolva :)

Este fim de semana vou a Estocolmo :D Depois faço o update :D

Beijinhos :D

Ana/Poças/P

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Day 42 - Going South (Best Weekend - Portuguese Power!)

Boas :D

Bem este fim de semana tirei dois dias extras e vim até Lund, no sul da Suécia, para visitar o Fred, a Joana e a Mariana (amigos que fizeram o curso comigo, e agora estão aqui a fazer o mestrado).

Foi um fim de semana muito cheio e muito divertido, com uma boa e grande dose de gargalhadas e alegria em falta :D

Começando pelo inicio, parti sexta feira de manhã de comboio numa viagem que deveria demorar mais ou menos 5 horas, mas demorou mais 3. Porquê? Porque quando cheguei  a Estocolmo onde tinha de mudar de comboio, me disseram que havia um problema com a linha e tinha de ir apanhar um autocarro até uma estação mais à frente onde a linha já estava boa e ai voltaria a  apanhar o comboio. Então lá fui eu para o terminal do autocarro, e fiquei numa fila durante uma hora, e quando estava mesmo a chegar ao inicio, veio um senhor dizer que os comboios já estavam a funcionar (yey --.). Então lá voltei para a estação de comboio e pedi ajuda a um senhor da empresa dos comboios e ele sugeriu que se não tivesse pressa fosse trocar o meu bilhete por outro noutro comboio mais tarde para ir mais à vontade, porque o primeiro comboio que partisse devia ser uma bicheza de gente a tentar ir. Bem lá o fiz, e a senhora muito simpática remarcou o meu bilhete para o 2º comboio a partir. E agora pensam vocês afinal dizem tanto que tudo funciona aqui e que é um país civilizado e tudo isso mas afinal há problemas! MAS é então que se vê a diferença, a senhora na bilheteira disse-me logo que assim que a viagem acabasse podia ir ao site deles fazer uma reclamação e que o dinheiro me seria devolvido! Ainda não o fiz porque o site é em sueco e tenho de pedir ajuda à Zara para chegar ao sitio certo :P

Bem após isto, lá cheguei a Lund, e eles me foram buscar à estação! Tinham uma bela de uma bicla para mim, obrigada Hristo! é certo que não tinha travões mas aprendi rapidamente uma super técnica de travar ao pedalar para trás (Btw Fred eu tinha razão, hoje fui com a minha bicleta hoje ao supermercado e não dá pra fazer isso na minha, porque os pedais andam para trás e por isso não travando, quase se caía por causa disso, e depois de andar nessa bicicleta que tinha a altura perfeita para mim, voltar pra esta fez-me perceber que está mesmo baixa, e por isso a decisão de andar a pé é a mais acertada :P)
 Fomos até um cafezinho onde entrámos e nos prontamente sentámos e metemos a conversa em dia. Eis se não quando vem a empregada quase meio ofendida perguntar se íamos consumir alguma coisa, tínhamos de pedir ao balcão e não sabíamos, lá fomos nós, e eu pedi um bolo típico daqui, que é uma bolinha de chocolate, quase como um brigadeiro :P ahaha

Depois demos um rápido passeio pela cidade, e fomos até casa do Fred. Depois fomos a uma festa Reggae em casa de um amigo deles!
Sábado, ficamos a dormir até tarde que a noite de sexta foi comprida :P e depois o Fred e a Joana foram-me mostrar a cidade de dia, a catedral, um importante marco na cidade, e as ruas’zinhas e afins J Depois fomos até casa da Joana (todo um tour pelas casas) e vimos o Catching Fire (como preparação para o cinema de domingo) e depois fomos até a uma festa de música ao vivo numa nação.

Domingo, fomos fazer um hike, com fogueira (ou tentativa de), ao voltar para a estação para apanhar o comboio de volta para Lund aproveitámos e fomos ao museu da estação porque aqui os museus na meia hora antes do fecho são entrada grátis! Depois de chegar a Lund fomos até uma nação jantar ou lanchar não sei bem, um belo risotto de cogumelos e um scrumble de maçã, estava mesmo delicioso! E depois vimos lá um filme (domingo é dia de cinema nessa nação) e depois fomos até ao cinema a sério ver o Mocking Jay Part-1, ficam a saber que os nos cinemas suecos, ou pelo menos naquele, coisas como intervalo é uma prática desconhecida, e por isso uma pessoa fica quase a morrer lá pró fim do filme, e a outra coisa triste de reportar é que as pipocas são salgadas, e digamos que descobri pela negativa, mas pronto.


Após o filme fomos fazer Dumpster diving. Ora bem, o que é isto? Então antes de explicar tenho de fazer uma introdução, digna de ir para a TVI devo dizer, o que se passa é que para quem não sabe viver por estes lados é caro! E por isso os pobres dos estudantes fazem o que podem para sobreviver :P Vão às compras aos podres e vão fazer megulho nos contentores! O que é as compras dos podres? É numa lojinha legumes e frutas a preços mais baixos (aceitáveis mesmo) porque estão ou tocadas, ou menores condições, e lá vamos nós aproveitar! É como se fosse comida em saldo! Mas o melhor de tudo isto é mesmo o mergulho :P Pois bem, os supermercados fazem pão todos os dias, e todos os dias à nova comida a entrar, e comida velha e em piores condições a sair, porque sejamos sinceros todos somos esquisitos a escolher a comida no supermercado, por isso a feia é excluída. Então essa comida excluída, vai para um contentor, onde os pobres dos estudantes e quem mais quiser, vão lá tirar, antes era a comida em saldo, aqui é a comida grátis mesmo! Há que ter certos cuidados, se forem legumes que não estejam empacotados só cozinhados, e o melhor mesmo é repescar as embalagens, sendo o pão um dos melhores itens para ali encontrar! 

Segunda lá voltei para Uppsala, mas ainda fui à universidade deles fazer um bocadinho de tempo, onde ainda me encontrei com a Joana (outra Joana atenção :P ah sim e pelo meio do fim de semana conheci o José, a Teresa e o António, todo uma população portuguesa em Lund) sendo que a única coisa a referir da viagem é que só praí nos últimos 20 minutos descobri a saída de electricidade onde podia ter posto o computador a carregar e por isso tê-lo utilizado, mas sem problema assim acabei o meu livro :D

Quero só agradecer à Joana, Mariana e Fred por me terem acolhido e acompanhado este fim de semana! Foi muito bom! Agradecer o fim de semana passado quase todo a rir às gargalhadas por tudo e por nada!! Que foi muito bem vindo neste oceano de seriedade sueca ( não estou a ser justa, à suecos assim, mas por outro lado penso, bem com os tugas isto aconteceu e com os outros não, não sei se estão a perceber o que quero dizer, mas pronto, só não quero dizer que essa capacidade de rir é só nossa, mas por outro lado até é (quando comparada com os suecos), estoua  divagar vou parar).

ficam aqui uma fotos, foi o Fred que tirou que eu esqueci-me do carregador do meu telemóvel e por isso não há fotos pra ninguém minhas!






beijinhos,

Ana/Poças/...


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Day 34 - desculpas e novidades


Olá!

desculpem a ausência, mas a preguiça apanhou-me e só agora me deu um bocadinho de força para vir aqui :P

Bem, em relação ao trabalho, a análise de teste dos cócós da tété não correu muito bem, por isso agora vou concentrar a amostra e ver se conseguimos ter resultados. Já re-concentrei tudo, amanhã começo a preparação para a análise.

Ainda relacionado com trabalho, mas não meu, a semana passada, segunda e terça fui à noruega, Bergen para ser mais precisa, para dissecar uns peixes para um estudo sobre a separação genética das populações do báltico e as do atlântico e híbridos. Portant basicamente abri 90 peixes, para tirar rins, intestino, figado, baço, músculatura vermelha e branca, barbatana, num ritmo de 9/10 peixes por hora.
Ali fui uma altamente competente investigadora com o meu próprio assistente que era um doutorando!!!!! Um dos pontos altos da minha carreia com certeza :P

Bergen, a famosa cidade pelo horrível tempo, e de estar sempre a chover, foi a cidade nórdica que me deu o meu primeiro dia de céu azul e sol de inverno! Do muito pouco que vi, achei que era uma cidade bastante bonita, e de novo a demostrar a forma de pensar nórdica, em que as cidades são para os peões e não carros.

Sexta, houve o Neuro Pub, lá no BMC, na sala de almoços,havia vinho, cerveja, coca-cola e batatas fritas, pagava-se pela cerveja e vinho. Foi giro porque eram maioritariamente os estrangeiros daquela ala e muitos sul europeus! O maior número eram brasileiros, depois italianos, e depois talvez espanhois, não sei bem. Fiquei a saber que há mais um português por lá, mas ainda não o conheci. 
Falei com os brasileiros, mas agora é estranho falar português lá ahaha, a minha mente estava formatada para inglês.


Pronto é isto, estou a escrever um fantástico post intitulado 'just scandinavian things' por favor aguentem que acho ue vai ser bom :D


quarto do hotel 
quarto do hotel

hall antes do quarto
Bergen à noite (único tempo livre :P ) aquela fila de luzinhas na montanha é um funicular ou algo assim


Jantar tailandês (muito típico) 

Frente ribeirinha muito famosa


lindo por do sol a ir pró aeroporto
as castanhas mais caras que comi em toda a minha vida, mas é a isto que um emigrante se submete para se sentir mais perto de casa :D

beijinhos! 

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Day 21 - Nations, McDonalds e afinal os suecos não são assim tao eficientes!

Hej!

Então pois bem pessoas venho mais contar novidades do país e não minhas.

Ponto número um, Mc, para nós esta fantástica cadeia significa comida barata! Querem fazer-me o favor de tentar pensar quanto custa um McMenu de BigTasty? Já está? Errado (espero eu :P) é simples e unicamente a módica quantia de 150 SEK, ou seja, uns míseros 16,5 euros! Barato hein? OU SEJA, aquele prato de óptimo aspecto de Sushi, é mais barato que ir ao Mc! Onde é que isto já se viu! ahahah (Para os meus seguidores mais preocupados, só vi o preço, não consumi :P)

Ponto número dois, como alguns sabem hoje seria o PubCrawl (pelos Pubs das Nations (já lá vou a explicar o que são as Nations)), mas para isso tinha de pertencer a uma Nation, pois bem como tou aqui pouco tempo não importa muito para onde ia, e por isso fui à maior, Norrlands, porque a secretaria estava aberta até as 18h, dando-me tempo para sair do BMC e ir até lá para me inscrever, então não é que cheguei lá  e estava fechada? Porque hoje e só hoje fechava mais cedo, sem que estivesse anunciado em lado nenhum. Conclusão: não me pude inscrever e não fui ao PubCrawl!

só um extra: hoje vi chover aceitávelmente pela primeira vez, tipo 10 minutos, nem tanto, e aceitavelmente não é à moda Portuguesa, é aceitavelmente para padrões suecos, porque durante o inverno a chuva deles é aquela miudinha da que só chateia mesmo -.- não têm as nossas cargas de água!

Ponto número 3, e final, as Nations. Em Uppsala existem 13 nations, que representam as regiões da Suécia, e remontam do tempo em que os suecos vinham estudar para Uppsala, e depois tinham estas "associações" da sua região onde se encontravam e shálálá. Hoje em dia, elas são abertas a todos, ou seja não tens de vir daquela região para pertencer. As Nations oferecem vários serviços, desde Cafés, pubs, restaurante (a preços supostamente acessiveis e baratos, ainda não confirmei a veracidade disto), bibliotecas, associação de desporto, algumas coros, grupos de teatro, etc etc, e depois claro bares, discos, e actividades variadas que vão organizando durante o ano. Ah outra parte importante é que eles têm casas/quartos/apartamentos, e podes arranjar portanto alojamento por via das Nations (se não sabem, aqui o mundo imobiliário é louco), e ainda algumas dão bolsas de estudos. 


Pronto aqui fica mais um pedaço de conhecimento desta terra nortenha!

Beijinhos!!

Ana/Poças/Pocings

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Day 20 - Sushi, Laundry and Halloween!



Hej!!

Mais novidades do Norte :D 

Então esta semana lavei roupa (wohoo) e em baixo estão as fotos da lavandaria, é partilhada com vários prédios, e neste caso é no prédio do outro lado da estrada. Há praí 4 máquinas que se podem reservar, e outras 3 que são para uso na hora. Noutra sala há máquinas de secar, e até uma maquineta para secar e esticar os lençóis :O E há uma salinha com brinquedos e livros XD





Quinta-feira foi o Monoamine Day :D Onde o Svante fez uma pequena palestra para o grupo dele e um outro grupo da univerisidade de Linköping, era para falar sobre as monoaminas e o processo de HPLC (o que fiz) e ele ia explicar ao alunos dele de PhD mas depois lembrou-se que esse outro grupo podia também estar interessado então lá vieram eles :D
Parte interessante, ouvi isto depois de já ter feito o trabalho quase todo... por issooooo extremamente útil para descobrir o que fiz mal ahahah que foi nada obviamente :P

Depois fomos almoçar ao restaurante de Sushi ao pé de minha casa, onde já tinha ido buscar Take-away, como podem ver na foto os Makis são enormes, não dá para comer de uma vez XD e o restaurante é daqueles que estás sentado "no chão" e tens o "fosso" para as pernas, e tirar os sapatos :P
E o melhor foi que foi o Svante a pagar o almoço!




 Depois do almoço lá tivemos a palestra e depois fomos jantar a um Pub irlandês :)

O Halloween estava quase aí, e como sabem ia a uma festa e por isso lá comecei a tratar do meu disfarce (Sally, do Nightmare Before Christmas) o vestido em baixo fui eu que fiz ^^



Em baixo com a make-up, era suposto parecer que quando tinha os olhos fechados era um olho, mas não correu muito bem porque não fiz bem no sítio certo, e porque a tinta não era muito boa e não pintou as pestanas, fica a intenção.



Sobre a festa, ficam então a saber um pouco mais sobre as tradições nórdicas, o que acontece aqui nas festas, é que cada um leva o seu alcool, e cada um bebe o seu. Vá neste caso havia um ponche que era partilhado :P ahah
Mas foi muito giro, não conhecia ninguém sem ser a Zara por isso, o inicio foi um pouco awkward mas lá se começa a falar e conversa puxa conversa :D 

é giro, porque quase todos eram estudantes e de Uppsala, mas quase todos viviam nas suas casas e não nas dos pais.

Em baixo, foto com a Zara, que era um vampiro :D





Para o disfarce "pintei" o cabelo, e aqui é só para mostrar como está :P 


Hoje voltei ao trabalho, e estive a fazer uns re-runs ao HPLC porque tinha uns picos meios estranhos, e comecei com o a análise de cortisol, como a maquineta que vou usar para homogenizar os corpos dos meus góbios não estava muito boa e vão mandar vir outra, comecei a preparar os cócós da Tété (CHEIRAM MAAAAAAAAL), e é isso que está na foto em baixo, ficaram nesta máquina a ser misturados a noite toda :)





Para os mais curiosos, às 4:30 da tarde já é de noite :P
Queria dizer mais algo das peculiaridades suecas mas não me lembro! Fica para a próxima :)

Beijinhos,

Ana/Poças/P

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Day 15 - Muitas coisas


Bem, peço desculpa pela ausência mas tive preguiça de passar as fotos e fazer alguma coisa com elas e tudo isso!
Mas aqui estão, sob forma de vídeo, não são nada de especial mas dá para terem uma ideia! (vejam em fullscreen)



Também fica aqui um mini vídeo da viagem que fiz segunda e terça :)



Bem e faz hoje duas semanas que aqui estou e mais um dias e falta um mês para voltar! O tempo passa mesmo a correr!

Novidades:
1) já acabei de analisar os cérebros, mas não sei se amanhã começo já com o cortisol ou não porque vai haver uma palestrasobre monoaminas e um almoço de Sushi, e o Svante depois vai falar e explicar como analisar os dados de HPLC e mais umas coisas!
2) Sábado vou jogar volei, e depois vou a uma festa de Halloween :D 
3) Segunda vou a Bergen e volto terça (já tenho bilhetes) para ajudar lá no tal estudo que eles estão a fazer com herring.
4) 4a feira vou com a Zara a um PubCrawl!

5) já está decidida a data de visita aos portugueses de Lund -> 28 Nov 3 Dez



Acho que é isto por agora! :D 

Beijinhos!

Ana/Poças/pocings






quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Day 9

Olá!

O trabalho continua a avançar, já só me faltam os couples de Blue Bay (right) e os singles todos, por isso 70 cérebros! Os Singles estavam desaparecidos mas já os encontrei (tinham caido pró fundo da arca), mas faltam-me dois casais em Carmabi :( não sei mesmo onde foram parar!

Hoje fiz logo os casais de Water Factory e de Carmabi, mas consegui despachar-me super rápido na mesma! O que depois faz com que me sinta estranha porque acabo o meu trabalho (ou seja por as amostras na máquina, que depois ficam lá até ao outro dia porque demoram mil tempos) cedo, e antes da suposta hora de saída, e por isso sinto-me mal em ir embora, mas também não tou a fazer lá nada! Por isso é um misto de sensações!

Como os cérebros estavam congelados e não os conseguiamos pesar, vamos fazer isso através da quantidade de proteína, e hoje lá fui ver se podia fazer alguma coisa com isso mas não, tivemos de encomendar umas coisas e só depois de chegar é que posso começar a fazer isso.. 

Mas pronto, de resto, fica aqui um video (vejam em grande) sobre o que ando a fazer pelo lab nestes dias, peço desde já desculpa por ser na vertical, mas foi com o telemóvel e era a única forma de o aguentar em pé!
Beijinhos!

Ana/Poças/baposdqdj


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Day 7 - Work and Wait (um dia vou perceber o porquê do título em inglês XD)

Boas noites pessoas :)

Bem, só vos trago notícias hoje porque até agora não tinha nenhumas, o fim de semana foi passado no pc a procrastinar e a ver materiais televisivos e filmográficos! Ontem fui à faculdade basicamente entregar o papel para poder ter o cartão e voltei para casa, hoje no entando foi um pouco diferente :)

Pois bem, hoje adquiri o meu cartão, e pronto, agora já posso andar pelo BMC (porque aquilo precisas do cartão para abrir as portas e entrares nos sitios :)
Depois fiquei a ler o manual da maquineta que ia utilizar, até o senhor que me ia ajudar chegasse. Depois dele chegar, lá comecei a trabalhar e suponho ter feito a análise dos cérebros dos casais de Coral Estate, portanto 1/5 do trabalho dos cérebros, que é por alto 1/4 do que tenho que fazer!
Parte divertida, lá metemos as amostras na máquina e eu tava à espera de que aquilo acabasse (demora um bom bocado), e fiquei lá eu muito feliz e contente, a ler porque não tinha levado o PC, e o senhor que me estava a ajudar sai porta fora e diz até amanhã, eu fiquei um pouco "hum.. wow.. não tou a perceber isto", lá o persegui e perguntei se era preciso esperar, para tirar as amostras, ou se se deixam lá a fazer e no dia seguinte se tratava disso, e ele muito  naturalmente "ah sim sim, podes deixar aí, amanhã trata-se disso". Ora muito obrigada senhor -.- muito agradecida de me ter avisado que estava livre de ir embora, e da alta possibilidade de lá ficar 3 horas e depois ficar perdida XD Ainda tenho um feeling que aquilo não devia lá ter ficado assim, maaaas pronto, amanhã logo se vê.

No entanto, tenho novidades, em principio vou a uma conferência com o grupo do Svante, sobre Acidificicação Oceânica, que é algures numa terra na Suécia, e muito possivelmente vou fazer uma mini trip a Bergen (Noruega) para dissecar uns peixinhos de lá :D 
Esperemos que com tanta viagem consiga fazer tudo na mesma!

Outra coisa fantática, eles têm lá uma cozinha (pr'aquela zona), por cozinha, digo microondas, uns frigorificos, louça, maquinas de lavar, e depois uma salinha para se comer, meus amigos vos digo: isto sim são condições, E para além disto, têm uma máquina de café (capuccino, café com leite, essas coisas todas) à nossa disposição GRATÍS, ah pois!!

Bem ficam aqui com umas foto'zinhas, prometo continuar a tirar mais :D


o lab :)


a maquineta que estou a utilizar



o meu espacinho :)

beijinhos

Ana/Poças/alengalengausual

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Day 3 - BMC, international dinner and youtube surfing

Allo :)

De novo o dia de hoje foi calmo, de manhã fui ao BMC onde fui recebida pela Arianna (descobri que é Italiana), ela mostrou-me o lab e pronto porque coitada não sabia muito mais o que fazer, depois eu perguntei pelo cartão de estudante e fomos tratar disso, mas tenho de preencher um formulário que o Svante tem de assinar por isso só 2a feira é que posso tratar disso, por isso depois voltei pra casa passando pelo supermercado (O FRANGO AQUI É SUPER MEGA CARO tipo 2 peitos de frango 7 euros -.- menos de meio kg!). Depois almocei e tive a ver séries muahah XD

Aproximou-se a hora de jantar, a Zara ligou pro restaurante de Sushi a encomendar o jantar, e depois lá fomos de bicla busca-lo, fazendo uma paragem no supermercado, na qual aproveitei pra perguntar o que é que era iogurte porque tinha ficado a olhar prás prateleiras por 10 minutos sem perceber nada, e há basicamente uns pacotes tipo os nossos de leite, daqueles normais do leite, que é iogurte pra comer à colher 0.o ainda não percebi muito bem como funciona, quando comprar tiro foto e mostro (de manhã comprei uns activia porque era os únicos que tinha a certeza do que eram :P)

Bem depois ela teve a fazer uma especie de tarte/crumble de maça e um cocktail de limão, enquanto a amiga não chegava, e lá chegou e fomos jantar, (a amiga é da islândia). Após isto fomos ver coisas pró youtube, (ela queria que eu soubesse sueco pra vermos um programa chamado paradise hotel :P é tipo um reality show pelo que percebi :P)

E pronto, mais um dia descansado, AH hoje vi céu azul! wohoo foi breve mas vi ;D

fotooos:

o caminho para o Lab :)





"o jantar" :D


o cocktail 


a tarte 


beijinhos!!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Day 2

Oj!

O dia de hoje foi mais calmo, mas conteve percalços :P
Bem o despertar foi por volta as 7:20, para estar às dez no BMC (o lab onde vou trabalhar) para ser recebida pela Arianna (doutoranda do Svante (pronuncia-se Svanté)), fui para lá como uma típica sueca de bicicleta pelo meio da floresta (a ver se tiro fotos da dita cuja) e quando lá chego ligo à Arianna para ela me poder vir abrir a porte e afins, ao que ela me responde, mas hoje não é sexta-feira, tinhamos combinado na sexta-feira, e bem assim foi a minha visita relâmpago à Universidade, pois voltei imediatamente para casa. 

Depois disto e de ir descansar os neurónios, almocei e parti em busca da minha mala "perdida", e fui de Bus até à Cargo City, para ir ao Cargo Center (muito inovadores nos nomes), para ir buscar a dita cuja, e pronto lá consegui e depois voltei rapidamente para Uppsala (30 minutos de bus, mais coisa menos coisa). Depois encontrei-me com o Rafa (um amigo que está cá a fazer o mestrado) e fomos beber chocolare quente, após o qual regressei a casa. 

O fim do dia foi feito com eu a mostrar à Zara, a famosa música dos Ylvis intitulada 'What does the fox say' porque ela não a conhecia, e depois a discutir músicas e bandas, ficando a saber que há tantaaaaaa banda sueca conhecida que não fazia a mínima, vou fazer um resumo e por aqui algumas músicas. 

Pronto foi o meu ultra dia, e ficam aqui algumas fotos:


o spot do chocolate quente ;)


a casa:

o hall

a sala

a varanda



a cozinha



o meu quarto :)


Ela disse-me mesmo muitas bandas que não fazia a mínima que eram suecas, mas não me consigo lembrar de quais, amanhã digo quais, fica aqui esta que sei que é :P (excluindo coisas como Avicii e Swedish House Mafia e Abba ahaha)





beijinhos 

Ana/Poças/oquequiserem

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Day 1

Hej! 

Escrevo já a partir da Suécia e do meu quarto, com alguns problemas mas cá!

Que problemas? Digamos que não tenho a mala grande comigo só a de cabine! Porquê, perguntam vocês, bem porque cheguei ao aeroporto e estava uma tonelada de gente lá, ao que decidi ir perguntar a uma moça se podia passar à frente daquela gente toda porque a hora do meu embarque se estava a aproximar, ao que ela me respondeu que tinha de esperar que os homens-megafones chamassem pelo meu voo, coisa que nunca aconteceu, por isso quando cheguei ao balcão, a senhora diz-me muito pávida e serena, mas senhora o seu check in já fechou! Podem imaginar o meu estado de alegria, após explicar a situação a coitada da mulher despareceu não sei pra onde, voltando com a informação que poderia embarcar só eu e a minha mala de cabine, e a mala de porão tinha de ser enviada como carga, pelo terminal de carga. Que remédio tinha eu? Lá fui a correr prá porta de embarque, onde fui a última (YEY), e a minha mãe lá tratou do despacho da mala como sendo carga, ao que a mesma só chega amanhã às 2 da tarde ao aeroporto, por isso tenho de lá voltar para a levantar!

Bem tirando isto, cheguei, e segui as indicações que a minha "companheira de casa" me deu, e lá dei com a coisa, mostrou-me a casa, a casinha do lixo, o sítio das máquinas de lavar, e onde era o supermercado, ao qual eu depois fui comprar qualquer coisa pró jantarinho (de bicla :D)!

Pronto, já é mais que noite escura, e vou jantar e não me cheira que me aguente acordada por muito mais tempo hoje :)

Amanhã meto fotos :D 



Beijinhos!

Ana/Poças/oquequiserem