Boas :D
Bem este fim de semana tirei dois dias extras e vim até
Lund, no sul da Suécia, para visitar o Fred, a Joana e a Mariana (amigos que
fizeram o curso comigo, e agora estão aqui a fazer o mestrado).
Foi um fim de semana muito cheio e muito divertido, com uma
boa e grande dose de gargalhadas e alegria em falta :D
Começando pelo inicio, parti sexta feira de manhã de comboio
numa viagem que deveria demorar mais ou menos 5 horas, mas demorou mais 3.
Porquê? Porque quando cheguei a
Estocolmo onde tinha de mudar de comboio, me disseram que havia um problema com
a linha e tinha de ir apanhar um autocarro até uma estação mais à frente onde a
linha já estava boa e ai voltaria a apanhar o comboio. Então lá fui eu para o
terminal do autocarro, e fiquei numa fila durante uma hora, e quando estava mesmo
a chegar ao inicio, veio um senhor dizer que os comboios já estavam a funcionar
(yey --.). Então lá voltei para a estação de comboio e pedi ajuda a um senhor
da empresa dos comboios e ele sugeriu que se não tivesse pressa fosse trocar o
meu bilhete por outro noutro comboio mais tarde para ir mais à vontade, porque
o primeiro comboio que partisse devia ser uma bicheza de gente a tentar ir. Bem
lá o fiz, e a senhora muito simpática remarcou o meu bilhete para o 2º comboio
a partir. E agora pensam vocês afinal dizem tanto que tudo funciona aqui e que
é um país civilizado e tudo isso mas afinal há problemas! MAS é então que se vê
a diferença, a senhora na bilheteira disse-me logo que assim que a viagem
acabasse podia ir ao site deles fazer uma reclamação e que o dinheiro me seria
devolvido! Ainda não o fiz porque o site é em sueco e tenho de pedir ajuda à
Zara para chegar ao sitio certo :P
Bem após isto, lá cheguei a Lund, e eles me foram buscar à
estação! Tinham uma bela de uma bicla para mim, obrigada Hristo! é certo que não tinha travões mas aprendi rapidamente uma super técnica de travar ao pedalar para trás (Btw Fred eu tinha razão, hoje fui com a minha bicleta hoje ao supermercado e não dá pra fazer isso na minha, porque os pedais andam para trás e por isso não travando, quase se caía por causa disso, e depois de andar nessa bicicleta que tinha a altura perfeita para mim, voltar pra esta fez-me perceber que está mesmo baixa, e por isso a decisão de andar a pé é a mais acertada :P)
Fomos até um cafezinho onde entrámos e nos prontamente sentámos e
metemos a conversa em dia. Eis se não quando vem a empregada quase meio
ofendida perguntar se íamos consumir alguma coisa, tínhamos de pedir ao balcão
e não sabíamos, lá fomos nós, e eu pedi um bolo típico daqui, que é uma bolinha
de chocolate, quase como um brigadeiro :P ahaha
Depois demos um rápido passeio pela cidade, e fomos até casa
do Fred. Depois fomos a uma festa Reggae em casa de um amigo deles!
Sábado, ficamos a dormir até tarde que a noite de sexta foi
comprida :P e depois o Fred e a Joana foram-me mostrar a cidade de dia, a
catedral, um importante marco na cidade, e as ruas’zinhas e afins J Depois fomos até casa
da Joana (todo um tour pelas casas) e vimos o Catching Fire (como preparação
para o cinema de domingo) e depois fomos até a uma festa de música ao vivo numa
nação.
Domingo, fomos fazer um hike, com fogueira (ou tentativa
de), ao voltar para a estação para apanhar o comboio de volta para Lund aproveitámos e fomos ao museu da estação porque aqui os museus na meia hora antes do fecho são entrada grátis! Depois de chegar a Lund fomos até uma nação jantar ou lanchar não sei bem, um
belo risotto de cogumelos e um scrumble de maçã, estava mesmo delicioso! E depois
vimos lá um filme (domingo é dia de cinema nessa nação) e depois fomos até ao
cinema a sério ver o Mocking Jay Part-1, ficam a saber que os nos cinemas
suecos, ou pelo menos naquele, coisas como intervalo é uma prática
desconhecida, e por isso uma pessoa fica quase a morrer lá pró fim do filme, e
a outra coisa triste de reportar é que as pipocas são salgadas, e digamos que
descobri pela negativa, mas pronto.
Após o filme fomos fazer Dumpster diving. Ora bem, o que é
isto? Então antes de explicar tenho de fazer uma introdução, digna de ir para a
TVI devo dizer, o que se passa é que para quem não sabe viver por estes lados é
caro! E por isso os pobres dos estudantes fazem o que podem para sobreviver :P
Vão às compras aos podres e vão fazer megulho nos contentores! O que é as
compras dos podres? É numa lojinha legumes e frutas a preços mais baixos
(aceitáveis mesmo) porque estão ou tocadas, ou menores condições, e lá vamos
nós aproveitar! É como se fosse comida em saldo! Mas o melhor de tudo isto é
mesmo o mergulho :P Pois bem, os supermercados fazem pão todos os dias, e todos
os dias à nova comida a entrar, e comida velha e em piores condições a sair,
porque sejamos sinceros todos somos esquisitos a escolher a comida no
supermercado, por isso a feia é excluída. Então essa comida excluída, vai para
um contentor, onde os pobres dos estudantes e quem mais quiser, vão lá tirar,
antes era a comida em saldo, aqui é a comida grátis mesmo! Há que ter certos
cuidados, se forem legumes que não estejam empacotados só cozinhados, e o
melhor mesmo é repescar as embalagens, sendo o pão um dos melhores itens para
ali encontrar!
Segunda lá voltei para Uppsala, mas ainda fui à universidade deles fazer um bocadinho de tempo, onde ainda me encontrei com a Joana (outra Joana atenção :P ah sim e pelo meio do fim de semana conheci o José, a Teresa e o António, todo uma população portuguesa em Lund) sendo que a única coisa a referir da viagem é que só praí nos últimos 20 minutos descobri a saída de electricidade onde podia ter posto o computador a carregar e por isso tê-lo utilizado, mas sem problema assim acabei o meu livro :D
Quero só agradecer à Joana, Mariana e Fred por me terem acolhido e acompanhado este fim de semana! Foi muito bom! Agradecer o fim de semana passado quase todo a rir às gargalhadas por tudo e por nada!! Que foi muito bem vindo neste oceano de seriedade sueca ( não estou a ser justa, à suecos assim, mas por outro lado penso, bem com os tugas isto aconteceu e com os outros não, não sei se estão a perceber o que quero dizer, mas pronto, só não quero dizer que essa capacidade de rir é só nossa, mas por outro lado até é (quando comparada com os suecos), estoua divagar vou parar).
ficam aqui uma fotos, foi o Fred que tirou que eu esqueci-me do carregador do meu telemóvel e por isso não há fotos pra ninguém minhas!
beijinhos,
Ana/Poças/...
Sem comentários:
Enviar um comentário